DISCLAIMERS

Esse post é só sobre smartphones Android. Nunca tive iPhone.

Esse post é o meu ponto de vista. Não sou nenhum gorilão da bola azul das celulagem, só que também não to ganhando pago pra empurrar coisa meia bola.

Introdução

Celulares espertofones, ou smartphones, são cada vez mais onipresentes na nossa vida. Literalmente computadores completos capados para serem portáteis e muito bons para certos propósitos, também uma forma de lidar com o tédio, e podem ser tão viciantes quanto muitas drogas.

Mesmo que você não goste, eles são um mal necessário, e dependendo do que você faz da vida você vai precisar de algo confiável pra não arrumar pra cabeça.

Eu troquei de celular há poucos meses, não era bem o meu plano mas meu irmão estava sem por que o dele foi de americanas e não deu conserto. Não que esse detalhe seja lá muito relevante.

Nessa decisão eu levei um monte de coisa em consideração e tive que pesquisar bastante.

Como buscar informação

Procurar reviews que sirvam para o seu caso de uso em celulares é muito mais simples do que em PCs. A maioria dos reviews em computadores são relacionados ao que você consegue jogar neles, mas em celulares a métrica costuma ser fluidez em aplicativos do dia a dia e câmera. São critérios muito mais abrangentes. E geralmente o que sai fora da caixa você acha ou no XDA ou é mais leve do que esses aplicativos que são levados em consideração.

A principal fonte que eu usei foi o Tudo Celular. Neste site dá para ver as especificações técnicas de certo modelo, e diferentemente de outros sites como o GSM Arena ele é mais focado em modelos vendidos no Brasil.

Cuidado com celulares com nomes parecidos

As empresas tão ficando sem nome pra dar aos celulares. Acho que o caso mais notório foi o Zenfone 5 2014. A primeira variante veio ao Brasil ainda com processadores Intel Atom, ou seja, eles usaram a mesma arquitetura de processador do seu PC em um celular. O diferencial do ARM é exatamente consumir menos energia. Dá pra adivinhar o quanto opala era aquele celular. O outro Zenfone 5 veio 4 anos depois. A ASUS acabou migrando para ARM depois, mas o Zenfone 5 novo definitivamente não era capaz de rodar Windows 7.

Outro exemplo é o Xiaomi Mi A1 e o Redmi A1.

Tem também outro “golpe” que fabricantes gostam de fazer. Um que eu ví é a Xiaomi. O Redmi Note 4 tem uma versão com chipset Snapdragon e outra com chipset Mediatek. O que é chipset? Jajá eu explico. Outra empresa que faz isso é a Samsung que pode ter uma variação Snapdragon e outra variação Exynos (a marca dela).

Os critérios que eu levo em consideração

Chipset

Como celulares são uns trêm pequeno, mais que notebook, eles vem com a parte lógica deles como uma única peça. Placa mãe, processador, memória RAM, armazenamento e GPU em uma única peça. Em notebook já acontece a muito tempo de ter memória RAM soldada na placa. E o maior problema disso é que fica muito empenho arrumar a placa ai o pessoal só troca, e as vezes o preço da troca paga um celular novo. O chipset não é a placa lógica inteira, só o chip principal. Nele tá CPU e GPU pelo menos, só que assim como é em PCs, não tem como usar um processador AMD em uma placa mãe feita para Intel ou vice versa.

Exemplo de placa mãe de celular

Minha recomendação nesse quesito é assume que só Snapdragon existe. Só leva em consideração as outras marcas se você estiver muito ruim do bolso, mas muito mesmo, tipo ou compra o celular ou come no mês. Se a loja só vende celular com chipset não Snapdragon, corre.

Uma dica ao procurar na Internet sobre. Se o site não dizer que é Snapdragon assume que não é. Vai ser um Mediatek ou coisa pior.

Alguém pode até argumentar que ah Mediatek tá bom que chega. Beleza, se tá bom pra tu continua usando, mas eu não recomendo. Principalmente porque só Snapdragon tem a chance de ter um suporte decente de custom rom. Logo logo falo mais disso.

Memória RAM

A memória RAM é tipo a mesa do processador. O armazenamento é como se fosse um almoxarifado, ai alguma coisa carrega o dado para a mesa e o processador processa o que tá nessa mesa. Claro que essa analogia é bem simplista mas acho que dá pra entender.

Minha recomendação é basicamente no mínimo 2GB, 3GB se possível e 4GB é o equilíbrio perfeito para uma pessoa normal. O resto acaba acompanhando, inclusive o preço.

Se você usa só WhatsApp, 2GB tá bom que chega, mas é sempre bom ter uma margem de trabalho pra quando precisar usar algum aplicativo mais pesado.

Armazenamento

Armazenamento é basicamente onde as coisas ficam arquivadas. Isso inclui mas não se resume a:

  • Fotos que você tirou, assim como qualquer coisa que você consegue ver na galeria
  • Aplicativos que você instalou
  • O sistema do celular
  • Os lixos que vem com o sistema do celular
  • Dados de aplicativos (pode ser literalmente qualquer coisa, e não dá pra ver exatamente o que são sem root)
  • Cache: basicamente dados que podem agilizar coisas no celular mas que se forem apagados não tem problema
  • Coisas que os apps deixam para trás e podem ou não ser inúteis, tipo os backups do WhatsApp.

Nesse quesito, minha recomendação é no mínimo 32GB, 64GB e talvez 128GB é o equilíbrio perfeito e mais que isso ou é frescura ou necessidade específica.

32GB apesar de ser bastante coisa não vai ser inteiramente disponível para o usuário usar. Em qualquer celular que marketeia 32GB vai ter no máximo uns 24GB para o usuário poder usar assim que o celular for ligado pela primeira vez.

E muito dos dados ocupados podem nem ser exatamente arquivos que você gera mas sim outras coisas mais operacionais de aplicativos. Apesar disso, por exemplo, o WhatsApp tem um esquema MUITO ineficiente de ocupar espaço, em parte por que o servidor do WhatsApp não guarda nenhuma mensagem, logo todas as mídias e conversas ficam salvas no celular das pessoas, e até pouco tempo, sem a opção de baixar novamente se perdidas (tem que testar isso ai, eu não boto muita fé que seja sempre assim).

Bateria

A capacidade de uma bateria é medida em mAh/h. Basicamente o significado disso é quanta corrente uma bateria consegue fornecer para se esvair em uma hora. Outra medida é a Wh que ao invés da corrente é baseada na potência. A maioria dos celulares hoje em dia está vindo com baterias acima de 4000mAh, e qualquer chipset de 2020 para cá, talvez mais antigo, consegue fazer pelo menos umas 7 horas (chute pessimista) de uso contínuo com uma carga.

A bateria pode ser removível ou não removível. O argumento é que a não removível faz ser possível o celular ser a prova de água pois a carcaça fica selada, mas por outro lado pode sair bem mais caro trocar a bateria e não tem como sair com mais que 100% de bateria de casa.

Já aconteceu casos de celular pegar fogo porque a cova da bateria não era grande o suficiente, por exemplo. O modelo mais conhecido por isso foi o Galaxy Note 7.

Outro problema que não vai existir em celulares que seguem as indicações é que a medição de temperatura pode não funcionar. Os celulares usam medição de resistência para ler um sensor de temperatura que fica dentro da bateria. Se esse sensor foi trocado por um resistor, que sempre vai dar a mesma resistência ou algo próximo, o celular não vai conseguir acompanhar a temperatura da bateria e uma explosão pode acontecer por causa de um sobreaquecimento.

Bateria removível

Bateria não removível

Tela

O que é uma tela dispensa explicações hehe.

Minha recomendação é tanto faz. Se você seguir os outros critérios, a tela vai acompanhar e você vai ter uma tela bacana. Basicamente o que eu quero passar são os tipos de tela que um celular pode ter.

LCD vs OLED

Telas LCD e IPS

Essas telas funcionam em duas partes.

A primeira parte é um emissor de luz branca que fica no fundo. Esse emissor fica sempre ligado por completo quando a tela tá ligada e a potência desse emissor é controlada pelo brilho. Para dar as cores/pixels da tela existe uma camada na frente que não deixa passar a luz em certas cores. A cor branca significa que esta camada está deixando toda a luz passar, a cor preta significa que esta camada está bloqueando a luz de passar mas não consegue bloquear por completo. O maior problema desse tipo de tela é o contraste, pois o preto é na verdade um cinza bem escuro. E usar temas escuros com esse tipo de tela é basicamente um desperdício de energia.

Telas OLED/AMOLED

Essas telas meio que funcionam em uma parte só.

Ao invés de ter uma fonte de luz para todos os pixels, cada pixel tem sua fonte de luz. Se o pixel for preto ele desliga sem emitir nenhuma luz. Por causa disso o contraste da tela é muito melhor.

Por outro lado, rolar telas com fundo preto pode dar um efeito de arrasto. Meu S4 dava muito isso, meu Moto G52 dá bem pouco mas dá.

Celulares com telas OLED podem ser um pouco mais caros, mas para ver vídeos a qualidade fica bem melhor. Se você for só usar WhatsApp e coisas básicas não faz muito sentido.

Um problema que dava com telas do tipo AMOLED é que se elas ficassem muito tempo mostrando a mesma coisa essa coisa ficava marcada na tela para sempre. Esse problema é chamado de burn in, também chamado de brunin. Não sei se esse problema ainda acontece em telas de hoje em dia, mas se acontecer a garantia não cobre porque é considerado mau uso.

Som

Tá ai uma coisa que eu nunca me importei muito. Eu quase nunca uso o alto falante do celular. Tenho o costume de usar fone. Única coisa que eu faço questão nesse quesito é a entrada de fone p2.

Eu uso fone bluetooth todo dia, mas p2 é algo que quando tu precisa precisa muito. Fone de fio não vai desgastar bateria por que nem tem bateria pra começo de conversa e é muito mais barato.

Microfone

Qualquer celular hoje em dia que bate com os outros critérios vai ter um microfone bom o suficiente para mandar áudios no zap. Se você for fazer trabalhos profissionais e precisa de um microfone bom talvez usar o celular como microfone não seja a melhor alternativa.

Câmera

Eu não entendo muito de câmera, mas uma coisa que eu percebi é que se o celular é marketado com funcionalidade de embelezamento de foto é porque tá tentando compensar uma câmera meia bola pra ruim.

Uma métrica que o pessoal tem mania de usar para julgar câmera é os megapixels. Primeiro argumento que fazem sobre não ser uma boa métrica é que o iPhone tem uma das melhores câmeras de celular do mercado e não tem muito mais que 12MP de câmera.

Quando eu troquei de celular eu não tava ligando muito pra câmera. Na verdade a câmera do Redmi Note 5 é melhor que a do Moto G52 mas ainda é boa o suficiente para os meus padrões.

5G

5G é a quita geração da especificação de rede móvel, ou algo assim. Além de ser mais rápida que as gerações anteriores, ela é mais eficiente em locais com uma densidade maior de pessoas, ou seja, muitas pessoas em um mesmo espaço.

Eu optei por um sem. Eu moro no interior do interior. Esse negócio não vai chegar aqui. Apesar disso, 4G já entrega uma velocidade muito rápida na minha opinião. Não preciso de mais que isso. 4G é o equilibrio perfeito. Eu acho que 5G só é interessante para quem vai muito para locais onde tem uma densidade muito grande de pessoas como aeroportos e estádios.

Biometria

Existem basicamente três formas de você se autenticar em alguma coisa

  • O que você tem: uma chave física, YubiKey, carteira de identidade, CPF, segundo fator
  • O que você sabe: senhas e códigos
  • O que você é: identificação de impressão digital ou iris, biometria

A forma mais segura e popular hoje em dia é biometria por impressão digital. Eu considero uma funcionalidade básica para qualquer pessoa que leva segurança minimamente a sério.

A principal vantagem está em não acontecer de vazar tua senha de bloqueio tão fácilmente pois você só precisa do seu dedo para desbloquear.

Se você estiver com medo de de repente perder um dedo e não conseguir desbloquear mais o celular você pode usar a senha normal, como padrão ou PIN. Você também pode cadastrar mais de um dedo.

Hoje em dia não é tão caro assim um celular que suporta leitor de digital.

O meu Moto G2 tinha como ser desbloqueado pelo rosto, só que apenas alguns celulares conseguem superar a barreira da foto. O iPhone, do X para frente, usa um sensor que consegue pegar a geometria do rosto, o que não permite que uma foto desbloqueie. Impressão digital é mais garantido, só celular muito caro consegue desbloqueio de outra forma de biometria de forma minimamente segura.

Eu já tive dois celulares com suporte a impressão digital.

O Redmi Note 5 tem o sensor atrás. Como eu uso a capinha de carteira as vezes alguma nota escorregava e ficava por cima do sensor ai não dava desbloqueio.

O Moto G52, por outro lado, tem o sensor no botão de ligar. To com um cagaço de que com o tempo dê algum dano mecânico mas até agora está tudo funcionando certo. Por outro lado, quando a capinha engrossa dá desencontro no buraco do botão de ligar com o botão e as vezes fica dificil de desbloquear.

To ligado que tem celulares que tem o sensor debaixo da tela, mas sei lá hein, parece fake, ou pelo menos não muito seguro.

Resistência a água

Na minha experiência, qualquer celular aguenta uma garoa leve. O problema é quando ele cai em alguma coisa cheia de água, como um vaso, açude ou piscina.

Eu pessoalmente nunca tive problema de celular ir de base por causa de água então pelo menos no meu caso não tem problema não ser a prova de água.

Resistência ao ambiente

Uma marca que começou de olho nesse nicho foi a Caterpillar, hoje tem diversas fabricantes. O complicado desses celulares mais resistentes é que quase sempre eles são Mediatek. Se alguém descobrir um modelo nesse pique com Snapdragon me avisa.

O Android Stock

Apesar de nesse post eu estar falando de celulares que rodam Android, o Android de cada marca é diferente. E tem vezes que é tão diferente que chega a parecer mesmo que é outro sistema.

Eu vou falar de custom rom logo mais abaixo, só que eu não sou doido de passar custom em celular novo por causa de garantia. Vai que o hardware vem zicado.

O Moto G2 e o Moto G52 rodam versões bem próximas do Android liberado direto pela Google. No tempo do Moto G2, o Android dele era bem cru mas rápido, enxuto e eficiente. A maioria dos apps que vem junto podem ser desinstalados sem maracutaia.

O Moto G52 na primeira inicialização começa a baixar um monte de coisa automaticamente. Foi uma coisa que eu não gostei. Felizmente não tive problemas em remover tudo logo depois.

O Samsung S4 na stock também vem com muito lixo, incluindo jogo, e muitos desses lixos só dá para desativar. Não dá para desinstalar. Samsung também é famosa por entulhar muito lixo em celular.

Assim como a Samsung, a Xiaomi tem um ecossistema próprio de aplicativos. O que eles esperam é que você tenha uma conta do Google e da Samsung/Xiaomi para usar o celular. A da Google você é obrigado a ter para usar a Play Store e a outra para os apps específicos da fabricante, que também podem incluir uma loja de aplicativos, como a Galaxy Store.

Eu pessoalmente prefiro o lado mais Android puro da força porque é mais enxuto e também porque eu igual não vou usar esses apps da fabricante, e se for o caso eu posso baixar eles depois, né? E foi por isso que eu não comprei outro Xiaomi ou migrei para a Samsung.

ASUS e a maioria das marcas asiáticas também tentam emplacar coisas assim, mas ai eu já não manjo muito. Na minha visão, quanto mais para o lado do Android puro melhor. No Brasil, a Motorola/Lenovo parece que tá entregando um balanço bacana entre ajustes e Android puro. Entre os estrangeiros, o estado da arte é o famoso Pixel, só que esse é muito caro.

Alguém pode até argumentar que o Android puro é cru demais. Era. Uma coisa que me trouxe para a Xiaomi foi esse sistema de compartilhar WiFi por QR Code, era a única funcionalidade da MIUI que eu realmente tava de olho, hoje em dia a LineageOS tem essa funcionalidade vindo diretamente da AOSP. Se tá na AOSP, qualquer outro Android baseado na mesma versão tem.

Funcionalidades exotéricas

Qualquer celular mais inovador tende a ser significativamente mais caro do que um mais feijão com arroz. Eu optaria só se tivesse dinheiro sobrando pra gastar e quisesse algo diferenciado. Nunca entrei nessa onda então não tenho lá um argumento de autoridade pra isso, mas eu não abriria mão de durabilidade por firula.

Eu me considero bem conservador na real nessa questão de design de celular. Pra mim, devia mesmo era sair um celular todo modular, nem que seja um pouco desajeitado. Mais ou menos o que a Framework tá fazendo com notebooks. Eu não ligo se o celular tem tela na frente inteira ou se ganha 10% de tela por comer as bordas, eu quero poder só trocar peça e usar a placa mãe antiga como SBC (tipo raspberry) ao invés de ter que trocar o celular inteiro.

Preço e tempo entre lançamento e compra

Vamos ser honestos aqui. As empresas que fazem e vendem celular estão cada vez mais sem ideia de coisas realmente melhores e tentam compensar isso no marketing. Não tem basicamente mais nenhuma novidade que vale a pena um “upgrade” de celular. Isso faz celulares lançados no ano passado, ou até dois anos atrás, muito interessantes.

Comprar celular no lançamento é burrice, tentar revender ele no mesmo preço é tão burrice quanto assim como ficar embarcando em modinha. Modinhas não são movimentos racionais, é simplesmente efeito de manada.

Na minha opinião, os celulares que são mais negócio vão estar com o preço entre R$1000,00 e R$1500,00 no Brasil. Tem modelos para necessidades mais específicas, como o Poco X4 Pro que podem estar um pouco acima dos R$1500,00 que podem valer muito a penadependendo do que você tá procurando.

Abaixo disso pode até achar coisas interessantes, mas ai começa a ter muita pegadinha, muita coisa disfarçada, sepa até golpe. Não que não tenha nessa faixa de preço também.

Onde comprar

Eu pessoalmente recomendo comprar do Mercado Livre ou de uma loja física que tenha a pronta entrega. Se for pra encomendar então encomenda do Mercado Livre.

Se for cruzar a fronteira, tem lojas como a Queen Anne e a LG Importados. To ligado que tem a Cell Shop mas eu nunca comprei lá e a gente sempre vai por Guaíra.

Em hipótese nenhuma compra celular nos vendedores de rua. Já vi vários casos de gente que comprou réplica whitelabel e basicamente jogou fora depois.

O meu atual eu comprei no Mercado Livre, pela loja oficial da Motorola. Levou mais ou menos uma semana por transportadora. Tenho um ano de garantia, selo da Anatel, todo o resguardo do Mercado Livre (que é muito bom por sinal).

Não recomendo AliExpress ou outras lojas da China, mas quem sou eu pra te impedir. Na verdade isso depende da sua tolerância a risco. O sistema de disputa do AliExpress não é lá essas coisas e ainda você corre o risco de ser taxado. Você pode até achar um celular de 1200 por 700 e economizar 500, assim como você pode perder 700.

Modelos que eu já tive:

Nome Codename SoC Modelo Quando
Moto G2 2014 titan Snapdragon 410 XT 1068 2015-2017
Samsung Galaxy S4 Value edition jfvelte Snapdragon 600 GT I9515L 2017-2019
Redmi Note 5 Pro whyred Snapdragon 636 MEE7S 2019-2022
Moto G52 rhode Snapdragon 680 moto g52 2022-agora

Atualmente todos eles ainda ligam, mas o botão Power e a entrada Micro USB do Moto G2 não funcionam mais.

Extra: Suporte a custom rom

ROM, no contexto de Android, quer dizer o sistema do celular. A ROM que vem junto com o celular é chamada por aí de stock. Qualquer ROM que não seja a stock em um celular é chamada de custom.

Assim como o Google Chrome tem uma versão totalmente de código aberto, que é o Chromium, o Android tem o AOSP (Android Open Source Project). Dessa base comum várias roms alternativas foram criadas, como as seguintes:

  • LineageOS
  • Ressurection Remix
  • Carbon ROM
  • Xiaomi.EU
  • Pixel Experience
  • Paranoid

(tem um impostor que não é baseado na AOSP nessa lista hehe)

Cada ROM costuma ter uma proposta diferente, algumas acabam convegindo pra propósitos parecidos, como:

  • Se parecer com a ROM que vem nos Pixel (celular da Google que recebe as atualizações primeiro)
  • Tirar a Google da jogada, tipo não vir com nada da Google, nem mesmo o Play Services
  • Dar muito mais controle de permissão e dedurar aplicativos que fazem mal uso das permissões
  • Sistema de temas que funciona no sistema inteiro (tipo a CMTE ou o Substratum)

RR 5.7.4 baseada na CyanogenMod no S4 RR 5.7.4 no S4 fazendo aquela otimização de primeiro boot TWRP (recovery) rodando no Moto G 2 TWRP (recovery) instalando a RR no S4

Diferentemente do Windows, ou do Linux de PC, no Android o sistema é construído para um celular específico. Não existe uma ISO genérica que dá para instalar em qualquer celular, logo quando você baixa uma ROM ou um recovery ele é específico para aquele dispositivo. E se existe suporte para um dispositivo é por que alguém implementou, só que esse alguém não faz tudo sozinho. Para os componentes do celular serem reconhecidos eles precisam de drivers, e ai que tá o problema que os Snapdragon geralmente não tem: quem produz o celular tem que liberar os drivers.

Alguém pode até se submeter a humilhação de implorar por drivers para Mediatek ou Exynos, mas como é um puta trampo de corno isso ai ninguém se bota, ai se sair ROM para esses celulares ela vai ser uma bosta no melhor dos casos.

Provavelmente tem alguém ai pensando “porque eles deveriam liberar os drivers?”. A resposta é que o código usado para desenvolver alguns módulos do sistema é baseado em código licenciado em uma licença viral, como as da família GPL, em que coisas baseadas em GPL devem ser licenciadas em GPL também, o que obriga legalmente quem desenvolveu a alteração a liberar o código.

E porque custom rom interessa para usuários mais comuns?

Obsolescência programada, e você poder ter controle total de algo que deveria ser seu.

Você provavelmente tá ligado que nessas atualizações que vem pelo celular podem ser atualizações de segurança, e aplicar elas ou não pode ser a diferença entre alguém conseguir fazer teu celular tocar MC Pipokinha com o volume no talo ou vazar nudes e não conseguir. Essas atualizações também podem ser uma forma da operadora meter mais lixo no teu celular, mas ai já é outra história.

Na prática, hoje em dia, os celulares são tão capados em o que dá pra fazer com eles que tu basicamente ao invés de comprar algo que é teu tu tá basicamente fazendo um aluguél vitalicio de uma máquina de espionagem em massa, que acontece de ser útil pra mandar mensagem e fazer ligação.

Aliás, nenhuma operadora ou empresa manda no desenvolvimento de custom roms em basicamente todos os casos. Aquela obrigação das fabricantes de pré-instalar os aplicativos do Google não existe em custom roms e elas podem vir literalmente só com o básico necessário para o Android funcionar. Zips de instalação de custom roms geralmente tem tamanho na ordem de 500MB e se você quiser (você provavelmente não vai querer) você pode compilar suas próprias ROMs no seu próprio computador se ele for potente o suficiente (mais fraco == leva mais tempo) e tiver memória RAM suficiente (>8GB) e consiga rodar Linux.

Custom rom só te dá a opção de ter controle total de algo que é seu, além de poder ter mais segurança, pois, pelo menos na LineageOS, os patches de segurança mensais do Android são disponibilizados muito mais rapidamente. Além disso, você tem a transparência de saber exatamente o que mudou entre uma atualização e outra, sem aquele texto genérico de “Melhorias e correções de erros”.

TL;DR

  • Chipset

    • Snapdragon, outro só se tu tiver muito quebrado
    • Os sites não escondem o chipset quando é Snapdragon
  • Memória RAM

    • 2GB mínimo, aguenta uso básico
    • 3GB se possível
    • 4GB equilíbrio perfeito
    • Mais que isso: necessidade específica ou frescura
  • Armazenamento

    • 32GB mínimo
    • 64GB ou 128GB equilíbrio perfeito
    • Mais que isso: necessidade específica ou frescura
    • Nem todo esse espaço é liberado para o usuário ocupar
  • Bateria

    • Mais que 4000mAh -> >7h de tela por ciclo
  • Tela

    • IPS/LCD: uma luz para a tela inteira, cores feitas por uma camada que oculta partes dessa luz, tema escuro desperdiça energia, pau pra toda obra, mais barato
    • AMOLED/OLED: cada pixel tem uma fonte de luz própria, preto desliga o pixel, melhor pra ver vídeos e filmes, mais caro
  • Som

    • Eu quase sempre uso fone
    • Saída para fone p2
  • Microfone

    • Qualquer celular que bate com os outros critérios vai ter um bom o suficiente
    • Precisa para algo profissional? não usa o microfone do celular
  • Câmera

    • Mais megapixel não quer necessariamente dizer mais qualidade
    • Se o celular é marketado com funcionalidade de embelezamento de foto é porque tá tentando compensar uma câmera meia bola para ruim
  • 5G

    • 4G é rápido que chega
    • 5G brilha em lugares com uma densidade maior de pessoas
      • Aeroportos
      • Estádios
  • Biometria

    • De preferência leitor de impressão digital
  • Resistência a água

    • Qualquer celular aguenta uma garoa leve, o problema é quando cai em uma coisa cheia de água
    • No meu caso é dispensável
  • Resistência ao ambiente

    • Sem muita opinião formada
    • Quase sempre são Mediatek
  • Android stock

    • Android mais puro (mais enxuto, preferível)
      • Motorola
      • Pixel
    • Android mais customizado (mais gordo)
      • Samsung
      • Xiaomi
      • ASUS?
  • Funcionalidades exotéricas

    • Mais caro do que um feijão com arroz
    • Optaria só se tivesse dinherio pra gastar e quisesse algo diferenciado
    • Nunca entrei nessa onda
    • Minha utopia: algo modular estilo Framework
      • Nunca mais precisar trocar o celular inteiro
      • Não ligo se for meio feio
  • Preço e tempo de lançamento

    • 1000 a 1500 reais
    • Algumas opções levemenete acima podem ser bem interessantes
    • Não comprar lançamento
    • Tempo de mercado ideal: 1 a 2 anos
    • Abaixo dos 1000 começa a ter muita pegadinha, coisa disfarçada e até golpe
  • Onde comprar

    • Brasil
      • Mercado livre
      • Loja física com o produto a pronta entrega (não encomendar em loja física)
    • Paraguai (Guaíra)
      • Queen Anne
      • LG Importados
    • Não recomendo AliExpress
  • Custom rom

    • Builds de ROMs são feitas para dispositivos específicos, não tem uma ISO geral
    • Protesto contra obsolescência programada
    • Dar suporte a Mediatek e Exynos é mais trampo de corno
    • Questão de atualizações de segurança
    • Changelogs melhores
    • Código aberto (geralmente)